Conheça 4 formas de produzir mais gastando menos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

formas de produzir mais gastando menos

Um antigo provérbio popular afirma que todo bom empreendedor tem como objetivo “comprar por menos e vender por mais”. No caso de um empreendedor que também produz, ele deve buscar formas de produzir mais sem ser necessário gastar muito dinheiro, nem investir muitos recursos.

Será que é realmente possível aumentar a produção sem aplicar muito capital e sem comprometer a qualidade do resultado final?

Leia o post e veja 4 formas de produzir mais gastando menos!

1. Defina prazos para concluir as tarefas

formas de produzir mais gastando menos

Os projetos devem ser planejados. Na verdade, um projeto não-planejado não pode ser considerado um efetivo projeto. No planejamento das atividades diárias, é fundamental definir prazos para cumpri-las. Não há como fugir dessa dimensão chamada “Tempo”, que tanto interfere em nossa vida, inclusive na vida profissional e nas possibilidades de gastar mais ou menos.

Quando se definem prazos para o cumprimento das tarefas fica até mais fácil concluí-las, pois existem uma data específica e/ou um horário específico para a entrega.

Lembre-se que o tempo gasto não pode ser recuperado, pois já passou. Há tentativas de compensar esse tempo, mas nunca é a mesma coisa. De qualquer modo, sempre que não for possível ou não conseguir cumprir a atividade no período determinado, poderá compensar o tempo perdido em outra tarefa, de modo que o prejuízo seja menor ou contornado e a produção fique equilibrada, mantendo um ritmo ágil.

2. Defina prioridades para controlar tempo e gastos

Entre as formas de produzir mais gastando menos, destaca-se a identificação das prioridades. Em qualquer área de nossa vida, quando não definimos prioridades, separamos o que é mais importante ou necessário daquilo que pode esperar ou não é necessário, tendemos a perder tempo, cometer mais erros, atrasar os resultados e, consequentemente, gastamos mais.

Priorizando o que é mais importante, a empresa certamente conseguirá produzir mais a menores custos, evitando retrabalhos devido a erros, perdendo a oportunidade de vender pela falta do item buscado pelo cliente, comprando materiais de última hora e outras coisas.

3. Evite muitas reuniões e a realização de trabalhos simultâneos

Reuniões costumam absorver tempo e desgastar o funcionário. Organize-se para realizar reuniões somente quando necessário. Com a tecnologia móvel que existe hoje, muitas informações podem ser passadas em tempo real, sem a necessidade da presença física dos colaboradores.

O profissional multitarefas pode ser efetivamente uma vantagem, mas não é aconselhável solicitar muitas tarefas de si mesmo ou de sua equipe durante o dia. Quando se realizam muitas tarefas de natureza diferentes podem ser cometidos muitos erros — especialmente se elas forem executadas de forma simultânea!

Por isso, também são formas de produzir mais gastando menos o trabalho mais bem direcionado e a comunicação otimizada por meio de tecnologias e planejamentos bem definidos, evitando a necessidade de reuniões frequentes.

4. Atue com proatividade

Quando se trabalha com proatividade, a tendência é produzir mais e reduzir custos, pois tudo é programado com antecedência e o gerenciamento de riscos surte os efeitos desejados. É possível, por exemplo, prever situações prejudiciais e evitá-las, bem como ajustar as coisas de maneira realista, sem exigir nem de mais, nem de menos no ciclo produtivo. As urgências podem acontecer, mas o profissional proativo consegue se preparar para elas, antevendo certas situações.

O profissional reativo sofre mais porque se limita a reagir diante de uma situação que, muitas vezes, não pode mais ser modificada. Em muitos casos, ele precisará deixar para depois uma operação por causa de um imprevisto, fato que contribui para diminuir a produtividade.

Qual dessas formas de produzir mais gastando menos você já aplica em seu negócio? Não deixe de fazer seu comentário, dizendo o que achou do post!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×