Conheça a Smart Fit: da academia falida para maior rede de academias do Brasil

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Quando analisamos uma empresa de sucesso, é difícil pararmos para pensar nos desafios que os seus empreendedores tiveram que enfrentar para consolidar a marca no mercado. A Smart Fit, por exemplo, é um case de sucesso nos dias de hoje, mas que já passou por momentos bastante conturbados durante a sua criação.

Se você está curioso para saber como a Smart Fit passou de uma academia falida para se tornar a maior rede de academias do Brasil, nós te convidamos para conhecer essa história de sucesso na sequência deste artigo.

O sonho de empreender x a realidade do mercado

O espírito empreendedor sempre esteve presente na rotina de Edgard Corona. Formado em engenharia química, o criador da Smart Fit começou a empreender ainda na faculdade, quando criou uma confecção em parceria com alguns colegas.

Assim que se formou, Edgard não deu continuidade a esse projeto e foi trabalhar na usina de açúcar de sua família, localizada no interior do estado de São Paulo. Mas, a experiência não foi muito positiva para o empreendedor. Quando a 3ª geração da família entrou para o negócio, as brigas se tornaram constantes e Edgard acabou deixando a usina.

Por conta disso, Edgard decidiu retomar a sua veia empreendedora, só que agora em um ramo totalmente diferente. A ideia foi criar uma academia de ginástica. O projeto acabou não decolando devido a falhas cruciais que o próprio Edgard aponta, como escolha errada do local e do arquiteto que desenvolveu o projeto da academia. O sonho de empreender se transformou em uma academia falida.

O surgimento da Smart Fit, maior rede de academias do Brasil

Engana-se quem pensa que Edgard desistiu do empreendedorismo por conta do fracasso da sua primeira academia. Como os empresários de sucesso fazem, Edgard aprendeu com os erros para projetar um negócio realmente inovador.

Para isso, ele nem precisou mudar de ramo. Prestes a falir, em 2009, Edgard teve a oportunidade de recomeçar com uma nova unidade, dessa vez localizada na Avenida Paulista, ponto estratégico na cidade de São Paulo. Além da nova localização, o empreendedor passou focar no cliente, pensando em uma arquitetura interessante, iluminação atraente, vestiários práticos e confortáveis, mudando, assim, os conceitos de academia tradicional para oferecer aos usuários uma experiência agradável.

Além disso, Edgard mudou também o modo de comercializar os serviços da academia, oferecendo aos clientes pacotes de treinos mais curtos e constantes, o que ampliou a fidelização. Posteriormente, com a criação de novas unidades da Smart Fit em todo o país, o empreendedor desenvolveu um plano especial, que permite que os clientes treinem em qualquer unidade da rede, conforme a sua agenda diária.

Com todas essas transformações focadas no cliente, Edgard conseguiu criar a maior rede de academias do Brasil, que hoje conta com 380 unidades distribuídas em mais de 24 estados brasileiros e Distrito Federal, além de presença no México, Chile, República Dominicana, Peru e Colômbia, somando mais de 1,5 milhão de clientes.

Gostou de conhecer a história de sucesso da rede Smart Fit? Aproveite e continue se inspirando em nosso blog com as trajetórias vencedoras dos maiores empreendedores do Brasil e do mundo.

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×