Do Santos para o mundo: conheça a trajetória do jogador mais caro da história

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Imagem: ESPN Brasil

Tornar-se um jogador de futebol é o sonho de boa parte dos meninos brasileiros. O país revela todos anos grandes craques, que devido ao seu desempenho em campo são contratados para jogar em clubes do exterior. Ídolos mundiais, como Pelé, Zico, Garrincha, Ronaldo e Neymar também foram crianças que um dia sonharam em fazer sucesso dentro das quatro linhas.

Essa tradicional “máquina” de craques que é o Brasil revelou o jogador mais caro da história, o jovem Neymar, de 25 anos, que recentemente trocou o Barcelona pelo Paris Saint-Germain, transferência que custou cerca de 222 milhões de euros.

Quer saber como o menino de santos se tornou esse grande ídolo do futebol? Então, confira na sequência deste post a trajetória do jogador Neymar, que com talento e perseverança conquistou todo o planeta.

Os primeiros chutes

Neymar da Silva Santos Júnior nasceu no ano de 1992, em Mogi das Cruzes, São Paulo. Desde bem pequeno, Neymar acompanhava os passos do pai, Neymar da Silva Santos, que também atuou como jogador de futebol profissional.

Imerso nesse ambiente, Neymar começou a mostrar suas habilidades diferenciadas aos 6 anos de idade, quando despertou o interesse do técnico Roberto Antonio dos Santos, conhecido como Betinho, que há algum tempo tinha sido o responsável por lançar o jogador Robinho. Em 2003, aos 11 anos, Neymar entrou para as categorias de base do Santos, com o apoio dos ex-jogadores Lima e Zito.

Já nos primeiros jogos, o pequeno mostrava que tinha muito para oferecer, por isso, Neymar passou a ser visto como uma promessa do clube praiano. Aos 14 anos, o jovem, de origem humilde, viajou para a Espanha para fazer uma espécie de estágio no Real Madrid, um dos principais clubes do futebol mundial.

Nessa experiência organizada pelo seu empresário, Neymar chamou a atenção dos dirigentes espanhóis, por isso, ao retornar de viagem, o Santos pagou R$ 1 milhão para que o jovem atleta permanecesse no clube.

Imagem: Purebreak

A chegada no profissional

Finalmente no ano de 2009, Neymar estreou no time profissional do Santos e com o “pé direito”, pois o time venceu o Oeste, no Pacaembu, por 2 a 1. O primeiro gol do craque pelo time principal foi realizado na semana seguinte a sua estreia, na partida em que o Santos bateu o Mogi Mirim por 3 a 0.

Mas, por ser muito jovem, Neymar nem sempre foi unanimidade na mídia esportiva e até mesmo com os torcedores. Qualquer sequência ruim do atleta já levantava questionamentos sobre sua rápida ascensão. Bem preparado, Neymar sempre utilizou o campo para responder às críticas que recebia fora dele.

Estreia na seleção brasileira

Imagem: Goal.com

A cada temporada, Neymar consolidava o título que hoje assume com bastante orgulho, o de melhor jogador brasileiro em atividade. Um dos pontos mais importantes de sua carreira foi a estreia na seleção brasileira, em 2010, aos 18 anos. Na ocasião, o jovem craque marcou seu primeiro gol com a camisa canarinho, em um amistoso contra os Estados Unidos. Neymar representava, naquele momento, a nova geração da seleção brasileira, que após o fracasso na Copa do Mundo da África do Sul buscava reencontrar o caminho da vitória.

Do Santos para o mundo

Em 2013, após conquistar diversos títulos pelo Santos, Neymar foi contratado pelo Barcelona, um dos maiores times do mundo. Ao lado do craque Messi, Neymar assumiu a tarefa de comandar o ataque do clube catalão. Na Espanha, Neymar também deixou uma marca inesquecível, com títulos, jogadas sensacionais e gols importantes.

Mas, o menino da vila aspirava novas oportunidades e, em 2017, foi o responsável pela transferência mais cara do futebol mundial. A ida para o PSG por 222 milhões de euros movimentou o mundo da bola. Na França, Neymar foi recebido como um grande ídolo. Paris parou para acompanhar a chegada do craque ao principal clube do país.

Hoje, você conferiu um pouco da trajetória de Neymar Júnior, que saiu da infância humilde no litoral paulista para conquistar o mundo. Para continuar se inspirando em histórias vencedoras, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×