Empreendedores de sucesso: 4 ensinamentos da gestão de Ana Patricia Botin na presidência do Grupo Santander

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

empreendedores de sucesso

Ana Patrícia Botin, filha mais velha do banqueiro Emílio Botin, é a atual presidente do Banco Santander. Ela foi nomeada para a gestão da instituição financeira em 2014, depois da morte do pai. Sua eleição aconteceu por unanimidade.

Como gestora de um banco privado de muita importância para a economia do país, Ana Patrícia Botin está entre os grandes empreendedores de sucesso do país e tem lições a ensinar a todos os empresários.

Confira 4 de seus ensinamentos:

1. É necessário gerir o nível de liquidez de seu capital

Para Ana Patrícia Botin, todo cuidado é pouco quando se trata de liquidez de dinheiro. Falhas neste sentido podem realmente levar à falência da pessoa ou da empresa.

Para a presidente do Banco Santander, a escassez de patrimônio não é realmente a causa da falência. Mesmo que exista um grande patrimônio, é necessário considerar até que ponto ele pode de fato ser convertido em dinheiro.

É o que acontece, por exemplo, com pessoas que levantam dinheiro para pagar em um prazo curto, mas emprestam para receber a prazo longo. Essa atitude compromete a liquidez do negócio e pode levar à ruína.

2. O crescimento econômico sustentável deve ser uma prioridade

Todos os empreendedores de sucesso devem pensar no desenvolvimento sustentável não como uma possibilidade, mas como uma necessidade. Somente assim, elas desenvolverão potencial competitivo para se manter atuantes, já que a tendência é o gradual desaparecimento das empresas que não se adequarem ao novo modelo de economia.

Independente do ramo em que você atua, aplique este ensinamento em seu negócio. A reciclagem e a reutilização de materiais já é uma realidade que faz parte de quase todas as empresas modernas. Por exemplo, muitas empresas recorrem à logística reversa como uma forma de incentivar o consumidor a contribuir para dar aos produtos danificados ou vencidos uma destinação mais adequada.

As boas transportadoras, que prestam serviços diferenciados a negócios de diferentes portes, procuram se ajustar às normas de mobilidade sustentável definidas na legislação (como o desenvolvimento científico-tecnológico, o uso de energias renováveis e menos poluentes, o controle de acesso e circulação, a redução de custos ambientais no deslocamento de cargas, entre outras coisas).

Seguindo o exemplo dessas empresas, você poderá desenvolver um negócio sustentável.

3. A sociedade é multiforme em suas necessidades

Outro ensinamento passado por Ana Patrícia Botin é que, muitas vezes, buscam-se soluções inadequadas nos momentos de crise — por isso, elas não funcionam.

Para superar as crises é preciso entender que a sociedade e a própria economia são formadas por conjuntos complexos de necessidades. Não adianta, portanto, fazer com que as pessoas sigam em uma única direção.

É preciso considerar a possibilidade de mais de uma solução para uma mesma necessidade. Só compreendendo a amplitude das necessidades, será possível contornar períodos difíceis e encontrar soluções mais adequadas.

4. É preciso impor limites para a alavancagem financeira também é um ensinamento dos empreendedores de sucesso

Essa é uma dica valiosa para os que desejam ser empreendedores de sucesso. A alavancagem consiste em uma estratégia muito usada para crescer financeiramente sem capital próprio. Ou seja, a empresa ou o indivíduo cresce com o dinheiro de terceiros.

Mas, até que ponto esta estratégia funciona e oferece os resultados esperados?

Considere, por exemplo, que quando você solicita empréstimos a um banco tem a obrigação de pagá-lo, no entanto, esse pagamento inclui juros, que correspondem ao risco do banco em te fornecer o empréstimo.

Ana Patrícia Botin alerta que, na hora de calcular seus débitos, é preciso considerar não apenas o passivo presente no balanço patrimonial, mas, também, aquele que não está lá. Somente assim, a empresa terá noção do endividamento real.

Pretende pertencer ao grupo dos empreendedores de sucesso? O que você pensa sobre as lições de Ana Patrícia Botin? Deixe seu comentário!

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×