Empreendedores de sucesso — da pobreza ao poder: conheça a história de Amancio Ortega, Presidente da Zara

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

empreendedores de sucesso

Procurar inspirações em outras pessoas é uma forma de se automotivar. Isso porque, quando vemos que existem empreendedores de sucesso, capazes de realizar certas “façanhas”, sentimos que nós também temos, ao menos, alguma chance de obter realização profissional e sucesso nos negócios.

Um desses empreendedores de sucesso é Amancio Ortega, proprietário da Zara, rede espanhola de lojas de roupas. Saiba mais sobre ele, lendo o post!

Os primeiros anos de Ortega

Considerado atualmente como a terceira pessoa mais rica do mundo e tendo sido durante um mês (agosto de 2017) mais rico do que Bill Gates, Amancio Ortega já foi pobre.

Nasceu em 28 de março de 1936 em León, na Espanha. Porém, aos 12 anos transferiu-se para a Galiza, novo local de trabalho de seu pai, que era ferroviário. Sua mãe exercia a humilde função de empregada doméstica e ganhava pouco.

Abandonou os estudos aos 13 anos por falta de condições. Amancio começou a trabalhar aos 14 anos como estafeta de uma camisaria na Corunha. Além dos pais, morava com mais um casal de irmãos. Com 17 anos, passou a atuar na loja de confecções La Maja, em que já trabalhavam os irmãos.

Conta o jornal El País que uma mercearia da região tinha suspendido as vendas a prazo (fiado) para sua mãe devido às dificuldades que a família tinha para pagar.

O começo da vida como um dos empreendedores de sucesso: a GOA

Para tornar-se um dos maiores empreendedores de sucesso, Amancio começou um novo negócio juntamente com seus irmãos, sua futura esposa e um amigo. Tratava-se da GOA Confecciones, o ponto de partida para o surgimento da Zara.

A GOA (Amancio Ortega Gaona de trás para a frente) dedicava-se a fabricar roupões de banhos nas cores azuis e rosa.

O surgimento da Zara

No dia 15 de maio de 1975, Amancio abriu a primeira loja Zara na Corunha. Essa nova empresa desenvolveu tantas atividades, que dez anos depois, em 1985, nasceu o Grupo Inditex (Indústria de Diseño Têxtil).

No ano de 1988, Amancio abriu uma filial da loja Zara na cidade do Porto. Iniciou-se assim a expansão comercial do grupo galego que, atualmente, está presente em mais de 80 nações nos continentes europeu, americano, asiático e, ainda, no Oriente Médio e no Norte da África.

A Inditex na Bolsa de Valores

O grupo passou a integrar a Bolsa de Valores a partir de 2001. Atualmente, é o maior grupo têxtil do mundo. A sede na Corunha possui uma área equivalente a 47 campos de futebol.

Além do setor têxtil, a Inditex ampliou seus campos de atuação, entrando no ramo imobiliário, abrindo concessionárias de automóveis, fazendo gestão de fundos de investimentos.

Amancio é o maior acionista do grupo, com 60% de suas ações.

A Fundação Amancio Ortega

Amancio Ortega deu vida à Fundação Amancio Ortega, uma entidade privada sem fins lucrativos cujo objetivo é a promoção de diferentes atividades, envolvendo o domínio da educação, da investigação e da ciência.

Em 2012, essa fundação fez uma doação de 20 milhões de euros à Cáritas (que é uma instituição que promove a defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar, do desenvolvimento sustentável solidário).

A personalidade de Amancio

Amancio é um homem reservado e muito discreto. Durante muitos anos, ele não deu nenhuma entrevista e tinha somente uma fotografia autorizada, publicada em 1999. Só a partir dessa data, as pessoas ficaram conhecendo o rosto de Amancio Ortega.

Devido às atividades da Fundação, ele se abriu um pouco mais, mas continua preferindo uma vida mais recatada, cultivando hábitos simples, valorizando a honradez e desprezando a mentira.

Para ele, a humildade é fundamental para quem deseja construir um grande império.

Já conhecia Amancio Ortega como um dos maiores empreendedores de sucesso do mundo? Faça seu comentário, dizendo o que pensa dele!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×