Empreendedores de sucesso — O gigante da publicidade: conheça os acertos e erros da vida de Nizan Guanaes

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

empreendedores de sucesso

A trajetória de empreendedores de sucesso dificilmente é composta somente por acertos. Até alcançar o topo, é preciso superar desafios, aprender com os erros e se reinventar sempre que preciso.

O publicitário Nizan Guanaes faz parte da lista de empreendedores de sucesso do Brasil. A sua caminhada possui grandes conquistas, parcerias de impacto e, claro, erros que precisaram ser superados para que o profissional continuasse o seu legado na área da comunicação.

Na sequência, vamos contar um pouco mais sobre a história desse gigante da publicidade que soube como ninguém potencializar os seus acertos.

Saiba quem é Nizan Guanaes

Para as pessoas que não estão muito envolvidas no segmento publicitário, o nome Nizan Guanaes não é tão familiar. Mas, quem trabalha, estuda ou gosta de acompanhar o que acontece na comunicação do Brasil, certamente já ouviu falar sobre esse que é um dos maiores empreendedores de sucesso do país.

Nizan Guanaes nasceu no ano de 1958, em Salvador, Bahia. Formado em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia, Nizan começou a sua carreira como redator publicitário. Após alguns anos trabalhando em sua terra natal, o empresário decidiu se mudar para o Rio de Janeiro. Lá, o seu primeiro emprego foi na agência de publicidade Artplan.

Envolvido neste segmento, Nizan mudou-se em 1985 para São Paulo, local onde ele começou a trilhar um caminho de muito sucesso. O gigante da publicidade trabalhou nas agências DPZ e W/GGK. Três anos depois da sua chegada ao Estado, Nizan foi contemplado com o prêmio Leão de Ouro no Festival de Cannes, com a criação do comercial Hitler — considerado como um dos 100 melhores de todos os tempos no mundo.

Empreendedores de sucesso sempre enxergam boas oportunidades

A carreira como publicitário seguia muito bem, mas Nizan tinha uma visão diferenciada como os empreendedores de sucesso têm. Por isso, em 1987, Nizan comprou a DM9, agência de publicidade do publicitário Duda Mendonça. Após 10 anos e com uma consolidação forte no mercado, a agência associou-se à DDB, tornando-se DM9DDB.

Nizan sempre esteve de olho em bons negócios e, em 2000, decidiu que era o momento de vendar a DM9 à rede internacional DDB Worldwide. O seu próximo passo foi criar o IG, segundo maior portal de Internet gratuito do país.

Pensa que o empresário parou por aí? Não! Em 2002, Nizan, com bastante experiência no mercado publicitário, criou o Grupo ABC tendo como sócio João Augusto Valente e o Grupo Icatu como sócio investidor. O empresário também participou do desenvolvimento da Associação Empreendedores Amigos da UNESCO, com foco na promoção da educação pública de qualidade, da cultura e da preservação do patrimônio histórico nacional.

Nizan é peça-chave em diversas outras iniciativas nacionais e internacionais, sejam elas de cunho publicitário ou social. Esse que é um dos grandes empreendedores de sucesso do país também atua como colunista do jornal Folha de São Paulo. Aliás, no cargo de colunista, Nizan foi protagonista de polêmicas que o fizeram reconhecer alguns erros cometidos em suas abordagens.

Em 2011, ao escrever um artigo com o título “procura-se uma cozinheira”, Nizan foi chamado de “vendedor” por não diferenciar o editorial da publicidade e também foi acusado de usar um tom preconceituoso, mesmo que de forma involuntária. A reação do experiente publicitário foi publicar uma carta pedindo desculpas. Segundo o empresário: “comunicação não é o que a gente diz, é o que os outros entendem (…) se a minha coluna anterior deu ruído, errei. Porque, querendo me comunicar, não me fiz entender.”

Superado o impasse, Nizan segue representando muito bem a lista de empreendedores de sucesso que marca a história do Brasil. Se você quer continuar se inspirando, veja em nosso blog os caminhos percorridos por Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do país.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×