Histórias de Sucesso: aprenda se destacar das concorrentes com a Ipiranga

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Histórias de SucessoImagem: Época Negócios

Aprender com quem entende é uma forma de crescer pessoal e profissionalmente. No mundo dos negócios. Existem muitos exemplos de empresas que ganharam fama e conquistaram espaço no mercado devido a habilidades especiais, a conhecimentos específicos na área em que atuavam, a estratégias que funcionaram, a inovações.

Uma dessas boas histórias de sucesso é a da empresa Ipiranga. Aprenda com ela a se destacar de suas concorrentes!

A inovação e os desafios

A empresa Ipiranga começou a funcionar no dia 26 de novembro de 1934, a partir de uma pequena unidade de produção e distribuição de petróleo, Destilaria Rio Grandense de Petróleo, cujo petróleo provinha da Argentina e processava aproximadamente 400 barris de petróleo ao dia.

A empresa representou uma inovação no país, pois foi a primeira a produzir gasolina, óleo diesel, óleo combustível e querosene em escala industrial.

Nesse tempo, transportar matéria-prima era um verdadeiro desafio para as empresas. Os navios-tanque, abastecidos com petróleo cru, faziam a volta pelo sul do continente, aportavam em Buenos Aires, de onde o produto ia até Paso de Los Libres de trem. Dessa cidade, o petróleo atravessava o rio Uruguai em uma chata-tanque, sendo desembarcado diretamente na destilaria.

Depois de 1 ano de existência, o governo da Argentina decretou a proibição da reexportação do petróleo. A solução encontrada foi reunir os recursos com outra empresa para dar vida a uma nova unidade para armazenar 80 mil barris de petróleo cru.

As datas marcantes

A trajetória da Ipiranga é cheia de eventos interessantes que podem ensinar ao empreendedor uma série de lições e justificam sua inserção entre as histórias de sucesso.

  • 1936: surgiu a Ipiranga S.A. Companhia Brasileira de Petróleos;
  • 1937: fundação da Refinaria de Petróleo Riograndense, iniciando assim a Petróleo Ipiranga;
  • 1938: inauguração do primeiro posto com a bandeira da Ipiranga;
  • 1942: problemas com a importação de matéria-prima devido à Segunda Grande Guerra, fazendo com que a Ipiranga se tornasse sua própria fornecedora;
  • 1957: surgiu a Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga;
  • 1959: aquisição da Gulf Oil Corporation, dos EUA, que deu vida à Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga;
  • 1973: crise no país, com o aumento exacerbado do valor do petróleo (agindo de forma proativa, a Ipiranga redimensiona as áreas de atuação e abre outras frentes de mercado, como pavimentação, fertilizantes, química, insumos agrícolas, hotelaria, reflorestamento);
  • 1991: distribuição de gás natural, com o primeiro posto público do Brasil;
  • 1993: aquisição da rede de postos Atlantic, favorecendo ainda mais sua consolidação no mercado nacional;
  • 1994: lançamento da Jet Oil;
  • 2006: oferta de biodiesel nos postos de serviço;
  • 2007: venda do controle acionário para a Petrobrás;
  • 2009: expansão ainda maior para outras regiões (centro-oeste, norte e nordeste), lançamento da franquia Jet Oil Motos e compra da Texaco no Brasil;
  • 2010: 100% da DNP (Distribuidora Nacional de Petróleo).

Os diferenciais da Ipiranga para estar entre as histórias de sucesso

Por que a Ipiranga apresenta uma das mais exemplares histórias de sucesso do Brasil? Porque tem muito a ensinar: inovação, capacidade de adaptação a diferentes situações, flexibilidade, definição de boas estratégias, capacidade de tomar decisões acertadas e encontrar soluções para as dificuldades, boa comunicabilidade.

Foram essas características que fizeram a empresa Ipiranga se destacar entre todas as concorrentes. As lojas de conveniência da Ipiranga, por exemplo, ajudaram a ampliar a oferta de serviços/produtos e satisfazer outras necessidades dos consumidores. Ou seja, a Ipiranga tem o que o cliente deseja e precisa.

Também as campanhas publicitárias contribuíram para seu sucesso. O bordão “Pergunta lá no Posto Ipiranga” traduzia claramente o que a empresa representava para o consumidor, indo além de encher tanques vazios. O trabalho da imagem visual ao longo dos anos também é um diferencial competitivo importante.

Em 2009, foi lançado o programa de fidelidade Km de Vantagens Ipiranga, pioneirismo no setor de distribuição de combustíveis, que tem mais de 80 parceiras (restaurantes, parques, casas de show, clubes, cinemas, lojas) e mais de 19 milhões de participantes.

A Ipiranga vende créditos pela internet, investe em técnicas sustentáveis, tem o sistema de pagamento eletrônico (ConectCar, em parceria com a Ultra).

Você está gostando da série Histórias de Sucesso? Já abasteceu em algum posto Ipiranga? Diga o que pensa dessa empresa!

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