Histórias de sucesso — Entre as maiores cervejarias do mundo: conheça a Ambev

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Histórias de sucesso no mundo corporativo são como combustíveis para quem sonha em abrir uma empresa ou mesmo fazer o seu atual negócio prosperar. Dentre tantos cases consagrados, um deles chama atenção no segmento de bebidas: a Ambev.

Hoje, a marca é líder no setor de cervejarias, com fusões que movimentaram o mercado financeiro brasileiro e internacional. Mas, é importante ressaltar que o caminho da Ambev até se tornar uma das maiores histórias de sucesso do país nem sempre foi tranquilo. Momentos difíceis e imprevistos fazem parte de todas as companhias, porém, o olhar visionário dos gestores foi capaz de transformar a marca na gigante das bebidas.

A seguir, iremos mostrar para você, que sonha em trilhar um caminho vencedor, um pouco dessa trajetória de sucesso, que teve início em 1853. Não perca!

O início do grande sonho

São poucas as histórias de sucesso que começam com grandes investimentos. Boa parte das companhias são criadas aos poucos e com muita força de vontade de seus gestores. Com a Ambev foi justamente assim. No ano de 1853, um grupo formado por industriais paulistas adquire um terreno no bairro da Água Branca, localizado na zona oeste da cidade. Esse terreno seria, anos depois, a matriz da Companhia Antarctica Paulista.

Os industriais começaram a produzir gelo e produtos alimentícios para comercializar na região e no entorno. Nesse mesmo ano, o grupo fundou a Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil. O crescimento foi rápido, em 1889, a Antarctica, empresa do grupo, também começou a produzir cervejas.

As junções que marcaram essa que é uma das histórias de sucesso mais impactantes da atualidade começaram no ano de 1894, quando Joseph Villiger, da Brahma, associa-se com a Cervejaria Georg Mascke & Cia. A nova empresa aperfeiçoa a produção da cerveja, importa equipamentos e patrocina bares, restaurantes, clubes e artistas. Já em 1904, a Companhia Antarctica Paulista adquire uma grande cervejaria no bairro da Mooca, em São Paulo, passando a ser a sua principal cervejaria.

Outra diferencial da trajetória da Ambev é que o grupo, apesar de ter iniciado a operação como cervejaria, também investiu em outros produtos para expandir o seu portfólio, como água mineral e refrigerantes.

Expansão e consolidação da marca que faz parte das maiores histórias de sucesso do Brasil

Depois do início pequeno, mas promissor, no bairro da Água Branca, a Ambev conseguiu se consolidar durante o século XX como uma das marcas mais influentes do Brasil. Isso porque, além da expansão para todos os estados e outros países, a marca sempre se manteve presente em ações culturais, de lazer e esporte, como nos bares, campeonatos de futebol e, claro, na mídia em geral.

Recentemente, a Ambev, líder do setor cervejeiro, realizou mais uma compra impactante, adquirido a marca Do Bem, que produz sucos e chás, inaugurando uma nova fase da Ambev, agora no setor de sucos.

O portfólio da Ambev conta com uma série de marcas consagradas, como: Brahma, Antarctica, Bohemia, Guaraná Antarctica, Pepsi, Sukita, Lipton e Gatorade. O grande gestor da Ambev no Brasil, Jorge Paulo Lemann, ajudou a escrever essa trajetória de sucesso da empresa e hoje assume o posto de homem mais rico do Brasil, segundo a revista Forbes.

Hoje, você conheceu um pouco mais sobre a Ambev, que representa uma das histórias de sucesso mais marcantes de todos os tempos. Aproveite que você está buscando inspiração e veja também em nosso blog o post que conta a história de vida do grande banqueiro Joseph Safra.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×