Saia da crise: 4 lições que o Magazine Luiza pode dar para sua empresa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Imagem: Guia Net Fone

Magazine Luiza é uma das maiores varejistas brasileiras. A marca é originária do interior de São Paulo e é uma das referências quando se fala na venda de móveis, eletrodomésticos, itens de decoração e muito mais.

Além de ser uma empresa familiar, o Magazine Luiza demonstra bom desempenho nos últimos anos. No segundo trimestre de 2017, o negócio obteve um lucro de mais de R$ 70 milhões, mesmo na crise pela qual passa o Brasil.  Por isso, separamos 4 lições que o Magazine Luiza pode ensinar!

1. Ter uma liderança forte é um dos melhores pilares para o crescimento

Imagem: Guia Empreendedor

Luiza Helena Trajano é o nome que está por trás do Magazine Luiza. Ela não é apenas um expoente do empreendedorismo feminino e brasileiro, em geral, mas é, também, uma líder forte.

Seu estilo tem uma abordagem mão na massa e ela faz questão de trazer ideias, desafios e se envolver nos processos. Isso tudo ajuda a estimular e engajar os profissionais, além de ajudar a manter e propagar a cultura.

Para sair da crise, é preciso ter lideranças fortalecidas. Os funcionários precisam acreditar que é possível retomar o crescimento e devem ser conduzidos por gente hábil e preparada.

2. Valorizar as pessoas é fundamental no processo

Imagem: 99 Jobs

O capital humano é um dos maiores destaques de qualquer empresa. No Magazine Luiza, isso não é diferente.

Os funcionários passam por treinamentos específicos, contam com plano de carreira e têm ótimo canal de comunicação. A gestão é humanizada, próxima e empática, o que gera motivação e retenção de talentos.

A própria Luiza Trajano é vista, muitas vezes, em ações com os funcionários, aproximando a relação entre gestão e equipe.

Em seu negócio, faça de forma parecida. Foque nas pessoas — ao invés de focar apenas nos resultados — crie e fortaleça a cultura e veja os efeitos surgirem.

3. Ser ágil para tomar decisões faz a diferença

Imagem: Brazil Journal

Estar no varejo não é fácil. Manter-se por décadas, fazer a transformação para o digital e permanecer relevante, menos ainda. Mas o Magazine Luiza conseguiu e isso se deve, dentre outras coisas, ao dinamismo de atuação.

Basicamente, consiste em encontrar uma oportunidade, realizar uma análise adequada e, a partir daí, seguir para a ação rapidamente. Se a empresa tivesse esperado para fazer novas aquisições ou expansões, provavelmente teria sido engolida por outros negócios.

Em um cenário de crise, é ainda mais importante estar preparado para tomar decisões e, principalmente, mudar de rumo se isso for necessário.

4. Não ter medo de inovar é indispensável para se diferenciar

Imagem: Móveis de Valor

O Magazine Luiza começou como uma pequena loja familiar de presentes e miudezas. Sem o comando de Luiza Trajano, talvez isso nunca fosse diferente. Mas a empreendedora viu a possibilidade de inovação e inaugurou o conceito de lojas virtuais e de liquidação fantástica, que acontece após as festas do final do ano.

Tudo isso contribuiu para que a marca começasse a se fortalecer e a mudar, de modo a alcançar novos patamares. A decisão exigiu planejamento e análise, mas, também, muita visão e desejo de transformação.

Estando na crise, não dá para esperar que, fazendo a mesma coisa, serão obtidos resultados distintos. Por isso, é fundamental buscar novas maneiras de inovar, surpreender e se destacar. Assim, as chances de sucesso se multiplicam.

Ao se inspirar nessas lições que o Magazine Luiza pode trazer para sua empresa, é possível sair da crise com maior facilidade. Além de tudo, sua marca ficará fortalecida e competitiva.

O que você achou dessas informações? Conte nos comentários e participe!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×